sexta-feira, 15 de março de 2013

Ser Livre

Liberdade e ser livre em forma de pensar primitivo pode parecer ter o mesmo sentido, porém, além de semanticamente e no buscar etimológico serem diferentes filosoficamente também o são .
As pessoas, em regra geral, não gostam de pensar. Quem pensa sofre. Refletir é um incômodo para as massas. É sempre uma zona de conforto está em um lugar em que os outros pensem por nós, em que os outros ditem as regras. No mundo em que vivemos não faltam ambientes desse tipo : são as escolas com um ensino cartesiano , condicionando os alunos a serem meros repetidores de idéias, os políticos que insistem em nos manter alheios a verdadeira política e suas particularidades, são as igrejas que fixam suas leis e perseguem quem ousa cogitar sobre elas, ou até mesmo a TV que dita o que você deve comprar, vestir, comer, ouvir, etc.... É pseudo confortável viver assim, porque no final das contas sempre ( na cabeça da pessoa ) vai existir algo ou alguém para quem transferir a culpa dos medos, fracassos e perdas. É o Diabo que interfere no processo, ou é porque era da vontade de Deus. O sistema é sempre um bom inimigo também . Essa transferencia de culpa não é algo novo, as escrituras mostram que desde Adão isso vem acontecendo: " A culpa é da mulher que tu me destes, foi ela que me deu o fruto".
A liberdade nos assusta por que implicaria em sermos responsáveis pelos nossos atos, e poucos são os que tem cacife para isso. A escolha é uma das coisas mais terrível comedida ao Homem.
Séculos atrás Kierkegaard já nos advertia do desespero da liberdade e da falta de volição das pessoas em se decidir por si mesmas, levando a não se distinguir das outras e, por conseguinte , um desolador nivelamento toma o lugar. Esse nivelamento coletivo dilui a consciência individual , e você se torna apenas mais um na multidão .
A maioria das pessoas são como pássaro na gaiola, que foge no momento em que descobre uma fresta, mas, quando se depara que terá que ir atrás de seu próprio alimento para sobreviver resolve voltar para a gaiola. É pertinente dizer que nossa sociedade é livre, mas livre da Liberdade. Dizer que nossa sociedade é livre é a maior mentira de todas. São poucos os iluminados que mergulham na maravilha da Liberdade. Na maioria das vezes preferimos ser escravos, da maconha, do álcool , do padre, do pastor,do computador , do sexo, de Platão, do trabalho, etc....
Para " ser livre" o adjetivo e não liberdade o substantivo, é preciso conhecer a si mesmo , e procurar a sabedoria para alcançar o Nirvana .

Postado por Paulo Roberto da Costa Chagas Junior.

3 comentários:

  1. Inaugurando comentários - Parabéns pelo texto nobre Paulo Chagas Junior. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Silvio, finalmente recebi o e-mail agora somos todo administradores, foste tu que abriste a caixa de comentários?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para todos. Agora o blog esta completo !

    ResponderExcluir

Os comentaristas são os únicos responsáveis legais por suas opiniões, insentando integralmente os responsáveis por este Blog de quaisquer danos causados a terceiros.